top of page

Halitose

halitose.JPG

A halitose consiste em um hálito com odor desagradável. Aproximadamente 30% da população adulta sofre de mau hálito, sendo que mais de 90% dos casos são relacionados à saburra lingual, uma massa de cor esbranquiçada a acastanhada que se forma no dorso da língua. Essa massa é formada, basicamente, de células descamadas e resíduos alimentares e é local propício para a ocorrência de bactérias, que se alimentam desses resíduos.

​

Nossa saliva, substância rica em oxigênio, combate a ação bacteriana, uma vez que estas são, geralmente, anaeróbicas. Diminuída a sua produção, há um maior acúmulo desses organismos fermentadores, que liberam gases ricos em enxofre e comprometem nosso hálito. À noite, durante o sono, nossa salivação é diminuída e é por este motivo que, muitas vezes, nossa boca exala um odor nada agradável ao acordarmos. â€‹Normalmente, a pessoa que sofre com o problema de halitose acaba não percebendo que ele existe, porém, pessoas ao redor podem sentir o odor desagradável, por isso essa condição acaba causando um distanciamento social.

​

Algumas doenças como gengivites, periodontites, além de placas, cáries dentárias, aparelhos ortodônticos, estresse, determinados fármacos, bebidas alcoólicas e higiene bucal incorreta são fatores que contribuem para que ocorram alterações na salivação e formação da saburra. Doenças como diabetes, problemas renais e prisão de ventre também podem contribuir para o surgimento da halitose. 

Se houver a suspeita de um quadro de halitose, o primeiro passo deve ser procurar um dentista. O profissional irá indicar os melhores produtos para sanar o problema e explicar como deve ser feita a higienização correta da boca, de modo a prevenir a recorrência da halitose.

​

Registro Profissional: CRO-SP 86607

Valores e orçamentos são fornecidos somente em consulta odontológica.​

bottom of page