Implante dentário
Photo by Peter Kasprzyk on Unsplash
O implante dental é uma estrutura de titânio no formato de um parafuso que substitui a raiz de um dente perdido. Uma vez introduzido no osso, ele servirá como suporte ("raiz artificial") para que a prótese seja instalada por cima, devolvendo ao paciente a função mastigatória com uma estética de excelência.
Como o implante dental é instalado de maneira definitiva e fixa, não há o desconforto causado por problemas de instabilidade de próteses parciais removíveis ou dentaduras e também não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes, situações muito comuns em pessoas que usam prótese.
Você é um candidato ideal caso:
-
Esteja faltando um ou mais de seus dentes
-
Seu crescimento maxilar esteja completo
-
Sua prótese removível não esteja adequada
-
Sua prótese o deixa inseguro
-
Falta estabilidade e retenção em sua prótese removível.
-
Tenha dificuldade na mastigação.
-
Necessite de auxílio nos movimentos dos tratamentos com aparelhos ortodônticos
Recuperar a função dos dentes e a beleza do sorriso, melhorando a qualidade da mastigação, trazendo conforto e confiança. Além disso os implantes preenchem os espaços de dentes ausentes, condenados ou próteses removíveis e fixas, quando estas não estão satisfatórias. Ao perder um ou mais dentes, o osso que sustentava esses dentes perde sua função e entra em um processo de reabsorção pelo organismo. Esse processo leva a consequências estéticas e funcionais debilitando progressivamente a mastigação e a arcada dentária.
Fases do Implante
1. Exames clínicos, diagnóstico e planejamento: nessa fase será avaliado a sua história clínica, realizado os exames complementares e feito o planejamento do caso.
2. Cirurgia para instalação do implante: é um procedimento simples e particular a cada tipo de tratamento e paciente. Iremos orientar você de acordo com o seu caso.
3. Pós-operatório: a recuperação da cirurgia para instalação do implante dentário é muito rápida. Iremos orientá-lo e realizar todos os procedimentos para que a sua recuperação seja tranquila e sem dor. É fundamental que o paciente siga à risca todas as instruções passadas.
4. Moldagem, confecção e instalação da prótese dentária: podem ser feitos imediatamente após a instalação dos implantes ou de 3 a 6 meses após a fase cirúrgica, dependendo do tipo de osso e do local do implante.
5. Manutenção e higienização bucal: a manutenção e a higienização adequadas são fundamentais para o sucesso do implante. Orientaremos qual a melhor forma de cuidar da sua prótese.