CIRURGIAS
O que são as cirurgias odontológicas?
As cirurgias odontológicas são ações que possibilitam a remoção de tecidos comprometidos por doença, trauma ou por estética, com o objetivo de recuperar a saúde e o bem-estar do paciente. Há também técnicas de reposição de tecidos comprometidos, enxertos, sejam eles de tecido gengival ou ósseo, com o objetivo de viabilizar tratamentos reabilitadores.
A importância das cirurgias odontológicas
Dentes comprometidos e infectados devem ser tratados ou removidos, pois a não observância da infecção pode causar o envolvimento de elementos e tecidos adjacentes ou até o envolvimento de outros órgãos. As lesões infecciosas não tratadas podem levar à perda de dentes. As lesões agudas, com abcesso podem evoluir e drenar na face, com grande comprometimento estético facial. Quando na arcada inferior, há risco de evoluir para o pescoço até atingir estruturas do mediastino, com bacteremia nos tecidos cardíacos (pericardite bacteriana) com risco de morte.
Cirurgia de extração
A cirurgia de extração de dentes é feita sob anestesia local, sendo possível que alguns pacientes necessitem de sedativos para controlar a ansiedade ou nervosismo. Ao final, o dentista irá fechar o local com alguns pontos cirúrgicos. No geral, trata-se de um procedimento extremamente simples, sem grandes riscos ou complicações.
IMPLANTE DENTAL
O que é o implante dental?
O implante é um estrutura de titânio que substitui a raiz de um dente perdido.
O tratamento deve ser feito por profissionais especializados. O procedimento ajuda a reabilitar a mastigação e devolve uma aparência bonita ao seu sorriso.
O implante ósseo-integra (isto é, forma-se osso) ao seu redor dentro de alguns meses e após esse período, a prótese (o dente) é confeccionada sobre este implante.
Dúvidas frequentes
Posso sofrer rejeição do implante?
Não! O implante dentário é feito com titânio, um material biocompatível, portanto não é rejeitado pelo organismo. O que pode acontecer em raros casos é o insucesso por falha na união do implante com o osso.
É um tratamento doloroso?
Não. Todo o processo é realizado sob anestesia local. Nos primeiros dias pode ocorrer um pequeno inchaço e um leve desconforto, porém é uma condição muito bem controlada com medicamentos que o dentista irá prescrever conforme a necessidade.
Qual a taxa de sucesso do tratamento com implantes?
Os resultados de implantes são previsíveis. Mais de 95% dos casos são concluídos com sucesso. Seguir as orientações do dentista, manter uma boa higiene bucal e realizar consultas de manutenção são essenciais para o sucesso e durabilidade do tratamento.