top of page

Retração Gengival

WhatsApp Image 2019-02-02 at 1.36.14 PM.

A retração gengival ou gengiva retraída se caracteriza por uma diminuição da quantidade de gengiva que cobre o dente, deixando-o mais exposto e aparentemente mais longo. Pode ocorrer apenas em um dente ou em vários. Este problema surge lentamente, mas piora ao longo do tempo e se não for tratado quando surgem os primeiros sinais, podendo ter consequências graves.
 
A retração gengival pode ser controlada se for bem tratada quando aparecem os primeiros sintomas. É importante escovar os dentes de forma correta, com uma escova macia, no mínimo duas vezes por dia e utilizar fio dental, todos os dias. Logo que apareçam os primeiros sinais e sintomas deve-se consultar um dentista, que pode indicar o melhor tratamento, dependendo da causa e da gravidade da retração gengival.
 
Normalmente, devido à exposição da raiz do dente, pode ocorrer sensibilidade dentária. A utilização de enxaguante bucal e pastas dentárias especificas podem reduzir essa sensibilidade. Caso esta medida não seja suficiente, pode-se optar pelo tratamento com resina, que consiste na restauração do dente, cobrindo as áreas expostas sensíveis.
 
A retração gengival pode ocorrer em qualquer idade e em bocas saudáveis, podendo ser causada por diferentes fatores como inflamação da gengiva, problema de oclusão (apertamento e ranger dos dentes), hereditariedade, alterações hormonais em mulheres; enfraquecimento do sistema imune devido a leucemia, AIDS ou tratamentos como quimioterapia, uso de medicamentos que deixam a boca mais seca.
 
É importante ir ao dentista regularmente de forma a detectar os primeiros sinais de retração gengival de forma a tratar e prevenir a sua evolução.

Registro Profissional: CRO-SP 86607

Valores e orçamentos são fornecidos somente em consulta odontológica.​

bottom of page