Saúde bocal das crianças
Escovar e cuidar dos dentes e cuidar da saúde bucal também são tarefas das crianças. A falta de escovação, nessa fase da vida, pode trazer problemas dentários, como, por exemplo, a maior incidência de cáries ou mesmo outras consequências mais sérias. Ao aparecer o primeiro dente de leite (entre 6º. e 8º. mês) ou até o primeiro aniversário de vida, o bebê deve visitar preventivamente o odontopediatra. Com o acompanhamento odontológico desde o primeiro ano de vida, o profissional poderá iniciar o acompanhamento da erupção dos dentes e do crescimento e desenvolvimento das arcadas. A limpeza dos dentes, gengiva e da língua deve ser feita seguindo as orientações do profissional de saúde bucal, sempre com os movimentos da escova de maneira delicada e sem pressa. Atenção na hora de escolher a escova infantil. O tamanho da cabeça da escova deve ser proporcional a boca do bebê (ou criança,) e com as cerdas extra-macias ou macias. A escolha da pasta também deve seguir a orientação do profissional de saúde bucal.
É preciso que os pais ou responsáveis tenham paciência e coloquem em prática algumas técnicas que podem ajudar e incentivar as crianças a cuidarem da saúde bucal.
A primeira dica é supervisionar os seus filhos até que eles completem 10 anos de idade. O acompanhamento pode começar com a escovação como incentivo, mas os adultos devem monitorar e intervir para que a boa higiene seja concretizada. Lembre-se que as crianças devem permanecer no banheiro sempre com a presença de um adulto afim de evitar alguns acidentes como quedas e afogamentos, ou ainda a ingestão de produtos em excesso como pasta de dentes e/ou líquidos para bochechos.
Comece dando exemplos positivos. Cuide bem dos seus próprios dentes, pois mostrará a ele que a saúde bucal é importante, escove os dentes junto com ele e deixe a criança escolher a sua própria escova.
Incentivar o seu filho a ter uma boa saúde bucal, sem medos, é mais saudável do que assustá-las dizendo que os dentes podem cair ou ficar pretos. Ensine os seus filhos a terem uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Pois esses alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries. Mostre para as crianças que é necessário visitar o dentista regularmente.